segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Mostra de Teatro em Buriti Grande e Engenho Ribeiro

         Nos dias 23 e 24 de agosto, sexta e sábado, os alunos das Oficinas de Teatro de Buriti Grande - Martinho Campos e Engenho do Ribeiro – Bom Despacho, realizaram Mostras do trabalho, que teve início em maio deste ano, coordenadas pelos professores Mauro Xavier e Nélida Prado, do Grupo Teatro Kabana.
        O espetáculo BURITI BRODOWSKI, que foi apresentado em Buriti Grande no dia 23, às 20:30h, na Praça , é uma  homenagem ao artista Cândido Portinari que viveu na pequena cidade de Brodowski – SP, e dali levou as lembranças, as imagens e as cores que pintou, e que o mundo conheceu e se encantou.
“Passei a infância no meu povoado arenoso. Andei de bicicleta e em cavalo em pelo. Tive medos e sonhei. Viajei no espaço”(Cândido Portinari)

         Música, circo e texto inspirados em telas e poemas de Portinari, BURITI BRODOWSKI faz uma ligação entre os dois povoados para falar de infância, de brincadeiras e de sonhos.


























































































































































         Já no Engenho do Ribeiro a peça HISTÓRIAS DE CÁ, que foi apresentada no dia 24,  na Praça Padre Augusto, é uma coletânea de 4 textos do Sr Geraldo Rodrigues da Costa, escritor, morador do Engenho e grande incentivador das artes. O texto é uma adaptação feita pela professora da oficina Nélida Prado, dramaturga do Grupo Kabana, e foi apresentado pelo Grupo Engenhos de Teatro, grupo formado durante o processo da oficina. Em cena, bonecos feitos com cabaça contaram casos de verdadeiros personagens que fazem parte da memória e da história do Engenho do Ribeiro.
“São causos simples e contos dos fatos ocorridos com nossos amigos. Alguns pitorescos que poderão ser tomados como lições de vida. Daqueles que foram personagens do cenário encantador do Bom Jardim do Picão.” (Geraldo Rodrigues)
        As Oficinas têm o patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com apoio das Prefeituras Municipais de Martinho Campos e Bom Despacho.


































3 comentários:

  1. É tomado pelo sentimento de gratidão que venho publicamente, em nome de nossa comunidade, agradecer a todas as entidades evolvidas nesta atividade cultural tão importante, abraçando uma causa tão nobre^, empenhados na formação de cidadania de nossos jovens e adolescentes, que corresponderam com brilhantismo a esta empreitada proposta pelos dois mestres das artes os professores Mauro Xavier e Nélida Prado coordenadores do grupo kabana que desempenharam essa missão com competência e profissionalismo.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado ao Sr Geraldinho e à comunidade do Engenho do Ribeiro e de Buriti Grande que nos receberam tão bem, nos deram apoio e suporte para o trabalho. Nosso grande abraço a todos, Mauro e Nélida.

    ResponderExcluir
  3. Deth, obrigado por sua atenção, carinho e apoio. O registro ficou muito bacana e esperamos estar juntos nas próximas... Abraço do Mauro e da Nélida

    ResponderExcluir